Pelo menos dez países pelo mundo, incluindo o Brasil, falam o idioma português total ou parcialmente, com isso o idioma é o quinto mais falado no mundo, e está presente em vários continentes.
Em uma viagem o prazer de ouvir a sua própria língua (ainda que com variações e sotaques) é algo bastante confortante para os viajantes que muitas das vezes encontram dificuldades com a língua estrangeira.
Viajar pelos países que falam português é poder encantar-se com suas diferenças e similaridades. Confira a lista a seguir:
1. Portugal
População: aprox. 10 milhões
Moeda: Euro
Principais cidades: Lisboa (capital), Sintra, Vila Nova de Gaia, Porto, Cascais
Destinos turísticos: Algarve, Fátima, Madeira, Serra da Arrábida, Açores, Vale do Douro
2. Moçambique
População: aprox. 26 milhões
Moeda: metical
Principais cidades: Maputo (capital), Matola, Beira, Nampula, Chimolo
Destinos turísticos: Cabo Delgado, Arquipélago de Bazaruto, Ilhas Quirimbas, Parque Nacional da Gorongosa
3. Cabo Verde
População: aprox. 550 mil
Moeda: escudo cabo-verdiano
Principais cidades: Praia (capital), Mindelo, Santa Maria, Santa Cruz, São Filipe
Destinos turísticos: Ilha do Sal, Pico do Fogo, Tarrafal, Boa Vista, Santo Antão Com localização estratégica no meio do Oceano Atlântico, o arquipélago de Cabo Verde fica a 570km da costa da África Ocidental.
4. Angola
População: aprox. 26 milhões
Moeda: kwanza
Principais cidades: Luanda (capital), Huambo, Lobito, Benguela, Lubango
Destinos turísticos: Santuário da Muxima, Sangano, Parque Nacional de Cangandala Angola tornou-se independente do domínio português em 1975. Por décadas, enfrentou uma violenta guerra civil. Por isso, turismo é relativamente novo por lá, tendo começado somente por volta de 2002, depois do fim da guerra.
5. Macau
População: aprox. 640 mil
Moeda: pataca
Principais destinos turísticos: Ruínas de São Paulo, hotéis-cassinos
Nem país, nem cidade: Macau é, oficialmente, uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China. A colônia ficou sob domínio de Portugal por 450 anos até ser devolvida à China em 1999.
6. Guiné Equatorial
População: aprox. 760 mil
Moeda: franco CFA
Principais cidades: Malabo (capital), Bata, Ebebiyín, Aconibe, Añisoc
Destinos turísticos: Parque Natural de Monte Alen, Ilhas Elobey, Ilha de Ano Bom Depois de muitos anos de isolamento internacional, essa pequena república da África Ocidental tem o maior PIB do continente, ainda que sofra com questões como direitos humanos.
7. Timor-Leste
População: aprox. 1,2 milhão
Moeda: dólar americano
Principais cidades: Díli (capital), Same, Suai, Liquiçá, Alleu
Destinos turísticos: Baucau, Ilha de Ataúro, Termas de Maliana, Lospalos Um dos países mais jovens do mundo, Timor-Leste fica no limite entre Ásia e Oceania.
8. Guiné-Bissau
População: aprox. 1,7 milhão
Moeda: franco CFA
Principais cidades: Bissau (capital), Bafatá, Gabú, Bissorã, Bolama
Destinos turísticos: Parque Natural dos Tarrafes, Arquipélago de Bijagós, Parque Marinho João Vieira, Catedral de Nossa Senhora da Graça Primeira colônia portuguesa no continente africano a ter a independência reconhecida por Portugal, a pequena Guiné-Bissau encanta por seus recursos naturais, que incluem arquipélagos, parques nacionais e belas praias.
9. São Tomé e Príncipe
População: aprox. 197 mil
Moeda: dobra
Principais cidades: São Tomé e Santo Antonio (capitais), Santo Amaro, Neves, Santana
Destinos turísticos: Ilhéu das Rolas, Forte de São Sebastião, Pico Cão Grande, Parque Natural Ôbo Descobertas por navegadores portugueses no século 15, as ilhas de São Tomé e Príncipe tornaram-se um estado insular em 1975. Ficam situadas junto à linha do Equador, e cada uma possui uma capital administrativa.
10. Brasil
População: aprox. 205 milhões
Moeda: real
Principais cidades: Brasília (capital), Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Salvador
Destinos turísticos: Cataratas do Iguaçu, Amazônia, Cidades históricas de Minas Gerais, Fernando de Noronha, Pantanal, Chapada dos Veadeiros
É inegável que o núcleo da cultura brasileira seja derivado da cultura portuguesa, graças aos óbvios e fortes laços com os séculos de colonização do império português.
Durante minhas pesquisas, cada um desses destinos me encantaram de um jeito diferente, espero que vocês também gostem, e me conta aqui qual desses você gostaria de visitar, pode ser mais de um é claro! Eu quero conhecer todos. Até o próximo Post!