O Bairro da Passagem é o bairro mais antigo de Cabo Frio na Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro ainda mantém a aura da fundação da cidade. Eu tive a oportunidade de explorar um pouco esse cantinho muito charmoso e cheio de história e decidi compartilhar nesse post a minha experiência, e fazer um convite para vocês conhecerem também um pouco mais do lugar.
Se você está viajando pela região dos lagos por Cabo Frio ou Arraial do Cabo, eu digo que você precisa você reservar um tempo para conhecer esse cantinho de Cabo Frio longe do agito da Praia do Forte.
Com suas casinhas coloridas, becos e ruas de pedra, o Bairro da Passagem tem uma estética que lembra um pouco Paraty, na verdade eu pessoalmente achei que lembra bastante. O bairro colonial é um dos lugares mais belos da Região dos Lagos.
Geralmente, o Bairro da Passagem não faz parte do roteiro dos turistas que visitam Cabo Frio. É um lugar para quem quer fugir do agito e desligar-se do mundo. Eu me encantei com o bairro quando descobri que ele foi cenário para a novela Força do Querer em 2017. As cenas gravadas no bairro despertaram em mim o interesse de conhecer esse cantinho.
Descubra um pouco mais sobre a História do Bairro da Passagem
Como em diversos lugares do Brasil e do mundo, tudo começou com a construção de uma igreja. E em Cabo Frio não foi diferente. A histórica Igreja de São Benedito foi construída por escravos no século XVIII. E após a construção da igreja, uma vila se desenvolveu às margens do Canal Itajuru. O Bairro do Passagem foi batizado com esse nome, pois era ponto de travessia nos tempos do Brasil colonial.
O Bairro é o primeiro lugar de povoação portuguesa na cidade e o mais antigo de Cabo Frio. É um dos vilarejos mais antigos do Brasil.
E a sua riqueza arquitetônica e histórica transformaram o lugar num ponto turístico, tomado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.
Atrações imperdíveis do Bairro da Passagem
Para aproveitar o máximo do Bairro da Passagem, sugiro dormir pelo menos 1 noite por lá. Assim, você terá dimensão das opções que o bairro oferece. Eu me hospedei diretamente no bairro, e caso você tenha interesse em fazer o mesmo existem várias opções de hospedagem por lá (Eu fiquei no: https://www.instagram.com/hotelparadisodelsol/)
Vou listar agora as atrações imperdíveis do Bairro da Passagem.
Beco do Príncipe
As margens do Canal Itajuru um belíssimo casarão colonial foi construído em 1958 pela família real Orleans e Bragança. Após a conclusão da enorme obra, a família foi informada que não era permitido construir na área um imóvel com essa dimensão.
O terreno da casa também era passagem para os pescadores locais. Para que os pescadores não alterassem sua rota foi construído uma passagem dentro de uma parte do terreno que foi desapropriada.
Para unir as duas edificações foi construído um arco e o lugar ficou conhecido como “Beco do Príncipe”. Hoje o casa se transformou num belo hotel chamado “Solar do Arco”.
Margens do Canal
Ao passear às margens do Canal Itajuru, você verá pequenos barcos multicoloridos ancorados por lá. É um ótimo passeio para qualquer hora do dia. Você certamente ficará impressionado com a beleza desse canal de águas límpidas, tornando a paisagem em um encanto.
Igreja de São Benedito
Pra quem gosta de arquitetura, recomendo a visita! a igreja fica situada na praça principal, perto dos principais pontos turísticos do bairro.
Construída por escravos, em 1761, em louvor a seu padroeiro, São Benedito
Para quem ama história, vale a pena visitar a Igreja de São Benedito. A pequena igreja tem uma arquitetura colonial primorosa.
É difícil encontrá-la aberta, então se você deseja visitá-la procure ir aos domingos, quando há missa. Mas em qualquer dia, vale a pena conhecer a igreja por fora. Por dentro, a igreja é bem simples e há poucas imagens de santos.
Praça da Passagem
As Ruas do bairro
Cruzar suas ruas estreitas, descobrir casas que foram erguidas na época colonial é um mergulho numa parte da história do Brasil.
E aí, você já conhecia o Bairro da Passagem? E você que não conhece, sentiu vontade? Comenta aqui embaixo que eu vou adorar saber, e até o próximo post!