Fazer um intercâmbio é o sonho de muitas pessoas, principalmente os jovens e muitas pessoas acham esse sonho impossível de ser realizado, eu era uma dessas pessoas que sempre imaginou o intercâmbio como algo muito distante da minha realidade, eu venho aqui compartilhar com vocês que eu consegui realizar esse sonho e nesse post eu vou contar pra vocês os passos mais importantes para você conseguir também planejar o seu intercâmbio.
A primeira coisa a ser feita é procurar uma agencia de intercambio, e isso deve ser feito de uma maneira muito séria, pois atualmente vemos muitos intercambista que sofreram golpes de agências farsantes, e nós não queremos isso aconteça com você, tenho algumas agências bem sérias que posso indicar:
EGALI
DISCOVER NOW
INTERNATIONAL SCHOOLS
VITAL INTERCAMBIO
Estou indicando essas porque eu conheço pessoas que realizaram o intercâmbio com essas agências e deram um feedback muito positivo mas existem muitas outras competentes também, então vai depender da pesquisa de cada um, mas a dica é dar bastante atenção a essa parte.
DEFINIR O TIPO DE INTERCÂMBIO
Em sua pesquisa você deverá descobri que existem vários tipos de intercâmbio, dentre os tipos que existem, estão:
Estudo de idiomas.
Au pair.
High school.
Graduação.
Especialização.
Voluntariado.
Internship e trainee.
Profissional.
Cada um com um objetivo diferente, o que vai depender também da prioridade e também dos orçamentos e disponibilidades do intercambista.
No meu caso fiz um intercâmbio de 4 semanas de estudo de idiomas (inglês) pois era o que se encaixava perfeitamente com a minha disponibilidade de tempo e orçamento, mas confesso que seu tivesse mais disponibilidade de tempo eu faria o de 25 semanas com estudo e trabalho, mas infelizmente eu tive que curtir somente o de 4 semanas. Então essa é a segunda dica estabelecer o tempo e objetivo do intercâmbio.
ENCONTRAR O DESTINO
Depois dessas definições você precisa escolher o local um ponto bastante importante no planejamento do intercâmbio. Ao listar os países que você deseja, leve em consideração o clima do local. Essa é uma questão essencial para adaptação, ainda mais se intercambista pretende passar um longo tempo morando fora do Brasil, caso escolha um país de clima totalmente contrário esteja preparado para mais essa dificuldade, eu escolhi a cidade de Galway na irlanda que possui um clima frio e chuvoso basicamente o ano todo o que foi bem impactante no início.
DEFINIR A HOSPEDAGEM
Seguindo no planejamento o próximo passo é definir o local de hospedagem, você tem várias opções de acomodação durante o seu intercâmbio eu escolhi ficar as 4 semanas na própria residência estudantil da Egali, chamada de egali House, mas também existem outras opções como casas de família. A escolha da hospedagem é uma decisão bastante pessoal. Por isso, antes de tomá-la, pesquise quais são as melhores opções de moradia para intercambistas, ou converse com alguém que já estudou fora do Brasil. Desse modo, o você terá mais clareza para tomar a decisão na hora de escolher a hospedagem.
PROVIDENCIAR DOCUMENTOS
Para finalizar vamos a essa parte um pouca mais chata do planejamento que é providenciar os documentos necessários para o intercâmbio, o primeiro deles é o passaporte, caso já tenha esse documento, confira o prazo de validade do documento para que o mesmo não expire durante a sua viagem.
Obs: Para solicitar o passaporte pela primeira vez, ou então renová-lo, deve-se agendar atendimento um algum posto da Polícia Federal, órgão responsável pela emissão do referido documento. No site dessa instituição, você ainda encontrará os documentos necessários para emitir o passaporte. A taxa para emissão do passaporte é R$ 257,25.
Além do passaporte, você deve verificar se país escolhido para fazer o a sua viagem exige visto para o período que você pretende ficar no território do mesmo. Para isso, consulte o site do consulado do país que você viajará, ou então peça ajuda da agência de intercambio escolhida, pois eles costumam ter uma área específica para auxílio nessa parte.
Espero que vocês tenham gostado dessas dicas, e se elas te ajudaram de alguma forma me contem aqui nos comentários. Em breve vou postar mais dicas de intercâmbio e até o próximo post.