Essa é uma pergunta que costumam me fazer, e acredito que também seja um dos grandes questionamentos na hora de planejar um intercambio, organizar o tempo que ele deverá durar. Então por isso eu decidi fazer esse post para compartilhar com vocês minha experiencia com intercambio de um mês e tentar responder essa dúvida que passa na cabeça dos futuros intercambistas.
Em outubro de 2019, eu tive a oportunidade de ingressar em um intercambio para a irlanda, mais precisamente na cidade de Galway. Meu curso durou apenas 4 semanas, e muita gente afirma por ai que isso não é tempo suficiente para aprender, ou que esse investimento é dinheiro jogado fora, mas eu defendo que se é o tempo que você pode fazer então esse é tempo que você deve ficar.
É claro que quanto mais tempo puder ficar, melhor será para você. Tanto no aprendizado do idioma quanto em relação às experiências que viverá por lá. Mas muita gente só pode ficar 1 mês, seja porque é o tempo que consegue pagar ou mesmo porque é o único tempo disponível no ano.
Um intercâmbio sempre vale a pena!
Acredito que com essas palavras eu já conclui o que você busca nesse post, mas eu vou te explicar agora o porque eu concluí que vale a pena. Veja como foi minha experiência e meus aprendizados durante o mês que passei fora.
eu já tinha feito curso de ingLês aqui no brasil, mas a oportunidade de estudar o idioma numa escola fora do país é completamente diferente e isso me assustou um pouco, mas eu estava decidida a viver essa experiência, meu primeiro contato com a escola foi encantador logo na aula inaugural eu me senti em um filme americano, mesmo estando na irlanda rs, pois a vibe da escola era totalmente diferente, enfim era tudo novo e eu estava curtindo muito a novidade
Fiquei muito surpreendida com o fato de que eu consegui acompanhar as explicações da aula inaugural passadas pelo professor, e logo depois veio o teste de nivelamento da escola que estava me deixando bem preocupada mas que no final foi muito tranquilo.
Acabei ficando no nível intermediário, e em classes com pessoas do Sudão, Espanha, Venezuela, e do Brasil também
A dinâmica da escola é totalmente diferente de tudo que eu já tinha vivido em relação a aprender inglês, na primeira aula o conteúdo era mais de conversação e na segunda aula mais puxado para a gramática, e a didática dos professores o tempo todo forçando os alunos a pensarem em inglês, a realmente virar a chave de do idioma.
Agora saindo um pouco da parte da escola, a experiencia de conhecer novas pessoas, e estar totalmente imerso num lugar aonde o idioma nativo não é o seu, agrega muito valor para qualquer estudante, que se vê obrigado a desenvolver seu inglês para se comunicar com os nativos para conseguir desde as coisas mais simples quanto as mais difíceis, como conseguir um emprego ou uma moradia.
É inegável que esses fatores acabam ajudando muito o estudante na evolução da sua aprendizagem do idioma.
Pense no seu intercâmbio como uma oportunidade de um mês de imersão no inglês, um mês conhecendo pessoas novas, um mês em um lugar diferente, talvez em outro clima… Um mês fora de sua zona de conforto. Pode ter certeza de que será um dos meses mais intensos na sua vida, de muito aprendizado e amadurecimento.
Então é isso espero que vocês tenham gostado desse post, eu sim recomendo o intercambio para todo mundo, foi uma das melhores experiências da minha, e se você só pode fazer um mês faça! Tenho certeza que não irá se arrepender. Mas voc~e corre o alto risco de não querer voltar e de querer fazer de novo!